Ficou na manga, um trunfo para revelar no penúltimo dia de campanha. Sendo um projecto inovador, com o objectivo de dinamizar a frente ribeirinha, a Cidade do Arco-íris será uma realidade em finais de 2010, se os setubalenses e azeitonesses depositarem a sua confiança na nossa candidatura, expressa numa votação maciça no M.A.C.A.U..
A Cidade do Arco-íris será um parque temático, de educação para o trânsito com cerca de 1000 metros quadrados, com capacidade para 500 crianças dos 4 aos 11 anos, que aí poderão aprender na teoria e na prática como se comportar nas vias públicas e como seguir as regras de trânsito.
Será construída logo a seguir ao Parque Urbano de Albarquel, no mesmo local onde umas mentes doentias acharam possível construir uns mamarrachos de 4 pisos, que criassem uma autêntica parede de betão na frente ribeirinha, mentes essas, que em meados de Maio de 2008 aplaudiram de pé a apresentação do PIVZRS - Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal que previa para esta zona um passeio ribeirino. Em seguida apresenta-se três imagens desse famoso PowerPoint, que fez com que alguns portugueses sonhassem, que Setubal ia entrar no bom caminho. Estavam redondamente enganados!
A Cidade do Arco-íris será a réplica de uma cidade comum, com um cenário projectado para os pequenos condutores. O projecto que já está em avançado estado de estudo, terá ruas com um total de 90 metros de comprimentos, quatro semáforos, placas de sinalização e faixas para peões. O parque será equipado com 24 carrinhos eléctricos, 30 triciclos e 60 bicicletas, para serem conduzidos pelas crianças que vão aprender a obedecer aos semáforos, familiarizar-se com as placas de sinalização e respeitar os peões, de uma forma divertida.
A entrada no parque temático será gratuita nos dias úteis durante a época escolar, só recebendo grupos escolares neste período. Para participar será necessário que as escolas públicas ou privadas interessadas, agendem a visita dos seus alunos.
Durante as férias escolares, feriados e fins de semana será de entrada livre, sendo cobrado um valor simbólico por cada criança.
As actividades serão divididas em duas partes: uma aula teórica onde se ensina como os condutores se devem comportar nas vias públicas, seguidas de aulas práticas onde os alunos aplicam as regras e conselhos que lhes foram ensinadas, conduzindo os mini-veículos, motociclos e bicicletas fornecidos pelo parque. Todos o exercícios serão direccionados para um objectivo: o de diminuir os acidentes de trânsito, em especial, os que envolvem as crianças.
No complexo haverá duas salas: um anfiteatro para aulas e projecções, com capacidade para 60 crianças, e outra de informática, com jogos educativos disponíveis em 24 computadores.
Não somos inovadores em Portugal nesta matéria, e as imagens que se seguem foram retiradas do site de um parque com características semelhantes, inaugurado pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana em 21 de Janeiro de 1989, tornando-se assim na primeira escola fixa de trânsito em território nacional de responsabilidade autárquica.
A Cidade do Arco-íris será um parque temático, de educação para o trânsito com cerca de 1000 metros quadrados, com capacidade para 500 crianças dos 4 aos 11 anos, que aí poderão aprender na teoria e na prática como se comportar nas vias públicas e como seguir as regras de trânsito.
Será construída logo a seguir ao Parque Urbano de Albarquel, no mesmo local onde umas mentes doentias acharam possível construir uns mamarrachos de 4 pisos, que criassem uma autêntica parede de betão na frente ribeirinha, mentes essas, que em meados de Maio de 2008 aplaudiram de pé a apresentação do PIVZRS - Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal que previa para esta zona um passeio ribeirino. Em seguida apresenta-se três imagens desse famoso PowerPoint, que fez com que alguns portugueses sonhassem, que Setubal ia entrar no bom caminho. Estavam redondamente enganados!
A entrada no parque temático será gratuita nos dias úteis durante a época escolar, só recebendo grupos escolares neste período. Para participar será necessário que as escolas públicas ou privadas interessadas, agendem a visita dos seus alunos.
Durante as férias escolares, feriados e fins de semana será de entrada livre, sendo cobrado um valor simbólico por cada criança.
As actividades serão divididas em duas partes: uma aula teórica onde se ensina como os condutores se devem comportar nas vias públicas, seguidas de aulas práticas onde os alunos aplicam as regras e conselhos que lhes foram ensinadas, conduzindo os mini-veículos, motociclos e bicicletas fornecidos pelo parque. Todos o exercícios serão direccionados para um objectivo: o de diminuir os acidentes de trânsito, em especial, os que envolvem as crianças.
No complexo haverá duas salas: um anfiteatro para aulas e projecções, com capacidade para 60 crianças, e outra de informática, com jogos educativos disponíveis em 24 computadores.
Não somos inovadores em Portugal nesta matéria, e as imagens que se seguem foram retiradas do site de um parque com características semelhantes, inaugurado pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana em 21 de Janeiro de 1989, tornando-se assim na primeira escola fixa de trânsito em território nacional de responsabilidade autárquica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário