domingo, 4 de outubro de 2009

Candidata visita obras

Fica sempre bem numa campanha visitar uma obra. Como estamos do outro lado da barricada e não temos (ainda) obra para mostrar, tivemos de procurar afincadamente uma obra que tivesse algum significado.
Todas as obras na via pública serão sempre lembradas por serem úteis, necessárias, rápidas ou então por serem inúteis, desnecessárias, lentas ou até que nunca mais tenham fim.
As intensas pesquisas levaram-nos a uma obra junto ao rio Sado. Descobrimos uma obra útil, necessária e que parece que nunca mais acaba. O tempo passa depressa e já foi à quase um ano que esta noticia saiu no jornal ‘O Setubalense’ na sua edição 247 de 05-11-2008:

SECÇÃO: Cidade

Após décadas

Mamarracho foi finalmente abaixo

Os antigos edifícios extremamente degradados e que jaziam há décadas à espera de demolição finalmente foram ontem a abaixo. Situado ao lado do restaurante “Bom Bordo”, calcula-se que a demolição estava prevista desde 1932, mas agora, graças às obras do Polis, as máquinas arrasaram os imóveis. Com esta obra, vai ser possível ligar toda a zona ribeirinha numa linha directa, desde do Parque Urbano de Albarquel até ao Quartel do 11, funcionando assim como uma alternativa à avenida Luísa Todi. De referir que ficou para demolir ainda um barracão mas como há suspeitas de que tenha amianto, a demolição vai ser mais demorada.

Já cá tinha passado à cerca de duas semanas e nada de novo me chamou a atenção. Não sei se foram avisados da nossa visita (que era suposto ser de surpresa), mas registamos a existência de um lindo tapete verde, talvez fruto de uma chuvinha milagrosa à pouco mais de uma semana.
Infelizmente não é por lá que os carros irão circular. Não vi nenhuma maquina ou vestígios de trabalhos recentes e talvez agora que acabou a ‘macacada’ na Avenida Luisa Todi com o continuo faz e desfaz logo a seguir, para fazer uma alteração de ultima hora, achem que os setubalenses não estão fartos de obras no mesmo sitio e vão montar arraiais na Rua da Saúde que passará a ter NOVAMENTE dois sentidos e na Avenida Jaime Rebelo que também passará a ter NOVAMENTE dois sentidos entre o edíficio do Porto de Setúbal e a Doca das Fontainhas. Para calar os descontentes foi anunciado que estas obras vão ser à borla que foi o que eu depreendi da noticia tambem do jornal ‘O Setubalense’ do passado dia 28.

SECÇÃO: Cidade

Na avenida Jaime Rebelo e rua da Saúde

Setúbal Polis assegura reposição dos sentidos de trânsito

O director da Setúbal Polis garantiu a «O Setubalense», que a muito reivindicada reposição dos dois sentidos de trânsito na avenida Jaime Rebelo e rua da Saúde, “vão mesmo avançar”. Os custos destas obras de rectificação, serão custeadas por aquela sociedade.
O director executivo da Sociedade Setúbal Polis esclareceu, no respeitante à rua da Saúde (compreendida entre o acesso ao parque urbano de Albarquel e o quartel dos BVS, à Lota), já estar adjudicada a obra para reposição dos dois sentidos. “São pequenos trabalhos, como alterar o sentido do estacionamento em espinha, o que nem provocará a interrupção do trânsito naquela artéria,” disse Francisco Alves.
Instado sobre a avenida Jaime Rebelo que, também ao abrigo da intervenção Polis, viu parcialmente abolido um sentido de trânsito, igualmente com forte contestação popular e política, aquele responsável asseverou idêntica intervenção. E revelou que a Setúbal Polis vai enviar à Câmara “um esquema de princípio da obra para aprovação,” admitindo que, face ao “celeuma que tal situação tem levantado, é de prever que essa aprovação, a que se seguirá a aprovação do projecto final, aconteça rapidamente”, ou seja, que o início da obra possa ter lugar dentro de “três semanas.”
Acontece que a abolição de um sentido de trânsito na parte nascente da avenida Jaime Rebelo, será porventura o grande motivo das complicações de tráfego registadas no bairro das Fontaínhas, no troço compreendido entre a passagem desnivelada e a 1.ª Repartição de Finanças, na frente daquele conjunto de estabelecimentos de restauração.
O trânsito encontra ali um verdadeiro “funil”, que impede a fluidez do tráfego. Quem circula no sentido da Lisnave para a cidade, chega aos semáforos instalados na zona entre a bilheteira dos ferry-boats e as traseiras das Finanças e não pode seguir pela marginal (avenida Jaime Rebelo), sendo obrigatório entrar na avenida Luísa Todi.
Esta restrição ao trânsito automóvel ganha maior efeito em horas de ponta, o que contrasta com a avenida Jaime Rebelo, marginal e paralela à avenida Todi, que, por ter apenas um sentido (do Clube Naval para a doca das Fontaínhas) ficou “demasiadamente” aliviada de tráfego.
A situação tem sido, aliás, sobejamente debatida pelos partidos da oposição no Município. Não há reunião camarária que as bancadas social-democrata e socialista não reivindiquem, junto da edil sadina, a reposição dos dois sentidos de trânsito na Jaime Rebelo, tal como nas ruas da Saúde e Teotónio Banha.
Ainda há duas semanas, Paulo Valdez e Ilídio Ferreira voltaram a recordar a deliberação camarária que aponta para a obrigação da Setúbal-Polis repôr os dois sentidos de trânsito nas referidas artérias, e perguntam mesmo quem pagará as referidas alterações. Maria das Dores tem informado a oposição que já há muito fez chegar à SetubalPolis a indicação da necessidade destas alterações, mostrando-se convencida que as mesmas acontecerão.

Como toda a gente sabe que ninguém dá nada a ninguém fica aqui algumas perguntas que nos atormentam:

  • Será que essa gente já tem os bolsos tão cheios que dinheiro, que nada mais lá cabe?
  • Será que este ano o Pai Natal chegou mais cedo?
  • Será que depois das autárquicas vão dizer que afinal, sempre vai custar mais uns milhares de euros?
  • Será que não serão somente contrapartidas, para novos contratos milionários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário