terça-feira, 6 de outubro de 2009

Candidata visita Parque Infantil

Parece que foi descoberto à relativamente pouco tempo que 'Aqui há futuro', quando se trata de falar da Cidade de Setúbal, isto se assumirmos como verdadeiro o que se vê por aí em vários painéis de propaganda eleitoral.
Sabendo que o futuro de uma sociedade são as crianças, lá fomos nós também na onda e escolhemos para o feriado de ontem uma visita a um Parque Infantil. Foi uma escolha difícil, já que este é um equipamento que se encontra facilmente em qualquer ponto da Cidade. Por indicação de um amigo, escolhemos visitar o Parque Infantil da Fonte do Lavra.
Tivemos alguma dificuldade em descobrir o local, já que aquilo a que só por brincadeira pode ser chamado de parque infantil estava deserto, apesar de ser feriado e estarmos a meio de uma tarde nebulada, mas com uma temperatura agradável.

Perguntamos a uma simpática septuagenária, a D. Joaquina, que pelos vistos ocupa parte do seu tempo sentada no pequeno muro do jardim a ver quem passa e a dar dois dedos de conversa com outros vizinhos que por ali também ocupam o seu muito tempo livre, se era normal não haverem por ali crianças. A resposta estava na ponta da língua - são muito poucas, porque também não há nada para interessante para fazer aqui. Há mais cães a fazer aqui as suas necessidades do que crianças. Contou-nos que este parque tinha sido construído pelos moradores nos anos 70 e que depois tinha passado para as mãos da Câmara Municipal.
Andamos à procura de dados na internet sobre este local e encontramos dados de 2004 de um tal Relatório Final do Programa de Reabilitação Urbana, onde na pagina 47 se lia o seguinte:

Quanto aos equipamentos sociais foram desenvolvidos 18 projectos, 10 dos quais destinados a crianças.

Destes, destaca-se a construção do Edifício Pré-escolar da Bela Vista com capacidade para 75 crianças, a instalação de dois ATL com capacidade para 30 e 45 crianças respectivamente, a recuperação da Escola Básica n.º 12 da Fonte do Lavra e a construção do Parque Infantil da Fonte do Lavra. Outras intervenções de carácter mais pontual foram o equipamento do Centro Infantil da Quinta Nova e do Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, a instalação de equipamento lúdico em quatro Escolas Básicas existentes na zona e benfeitorias noutra escola.

Arranjamos um folheto das Autárquicas de 2005 da CDU (há gente que guarda tudo...), coligação que por acaso está no poder, quer na Câmara Municipal quer na Junta de Freguesia, onde se pode ler na pagina 4:

Persistindo na sistemática requalificação ou edificação de espaços e parques infantis, com inicio nos bairros da Fonte do Lavra e do Monte Belo Norte;

Isto para além do painel existente no local, já um pouco vandalizado, que foi aqui colocado em meados de Novembro de 2007.
Há coisas que não se percebem e esta é somente mais uma...
Notava-se que a D. Joaquina estava com vontade de falar e como boa ouvinte que sou, pedi-lhe que me contasse algo mais sobre o bairro. Os seus olhos brilharam de alegria.
Contou-nos então que na mesma altura, colocaram mais dois painéis (1) (2) de obras de reabilitação, mas que só reparou na mudança de fixação de caixotes do lixo, que andavam sempre fora do sitio nos dias de mais vento e que tinham colocado dois candeeiros de iluminação pública no largo da Rua Gil Eanes junto à Casa dos Trabalhadores da Câmara de Setúbal. É fácil fazer as contas: saíram mais caros certamente os painéis, do que as obras realizadas.
A sua tristeza era evidente quando nos contou que somente a campanha da CDU passou no local na passada 4ª feira cerca das 15:00 e foi só para entregar uns panfletos, não falando com ninguém. Demoraram mais tempo a preparar a comitiva junto da carrinha estacionada em cima do passeio perto dos semáforos do que o tempo total que passaram a entregar panfletos no bairro. Parecia que estavam com pressa. Nesse aspecto, a nossa candidatura fez a diferença, tinhamos todo o tempo do mundo para contactos com a população.
Apareceu então o Sr. Rosário, que me convidou a visitar outro espaço do bairro, porque tinha umas queixas para fazer. Despedimo-nos da simpática D. Joaquina, prometendo voltar noutro dia.
Fomos então à rua Paulo da Gama, bem ali perto, onde o Sr. João nos relatou que cerca do meio-dia de 6ª feira, chegou aqui uma carrinha de caixa aberta da Câmara Municipal com três trabalhadores para limpar uma valeta que já metia nojo à muitos meses, mas recusou-se a levar um rato morto, com a desculpa de que depois teriam de desinfectar a carrinha. O rato ainda lá estava no mesmo local, intacto e coberto de moscas e outros insectos. Também o Sr. Rosário quis que eles levassem um barco que aqui está abandonado à anos, mas eles disseram que para isso precisavam de uma grua. Também não quiseram limpar o seu 'recheio' com a mesma desculpa do rato, apesar de no 'recheio' só haver gatos e pombas mortas. Pelas suas palavras esta situação já foi mostrada à Sra. Presidente da Câmara, quando ela aqui esteve juntamente com a Sra. Governadora Civil a tratar de uns assuntos em 14/08/2008. Prometeu mandar os serviços de limpeza da Câmara resolver o assunto, mas se calhar esqueceu-se. Registamos a queixa e prometemos denunciá-la para que em breve deixe de haver neste local um atentado à saúde publica. A relíquia a que em tempos chamaram 'Sea Star' pode ser vista nas fotos que se seguem.

Terminada a visita, concluímos que este bairro é certamente um local votado ao ostracismo, nesta imensa Cidade de Setúbal. Se ganharmos as próximas eleições autárquicas, iremos fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário